HISTORIAL

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE ESPINHO

Associação Comercial de Espinho comemora 107 anos. Uma marca que poucos conseguem atingir, e muitos nem ousam tentar devido às dificuldades diárias que sentimos para manter a nossa instituição aberta. A ACE foi fundada em 1915, por um grupo de comerciantes sob a denominação de Associação Comercial de Espinho. Em abril desse mesmo ano, e através de uma assembleia-geral preparatória, os comerciantes e industriais da cidade resolveram nomear uma comissão para a criação e elaboração dos estatutos de uma Associação que visasse a defesa dos seus interesses. Os estatutos foram registados a 27 de novembro do mesmo ano. Nascia assim a nossa Associação!

A partir de 1975 muita coisa mudou no nosso país. Com o fim dos Grémios, e o regresso à denominação de Associações Comerciais, Industriais e Empresariais, as exigências não eram muitas, não havia um grande desfasamento na relação procura-oferta. Os encargos para as entidades patronais eram menores, e isto permitia que os empresários vivessem com menos pressão financeira.

Este cenário começou a sofrer grandes alterações em meados da década de 80, quando o conceito de globalização começou a ser difundido. A propagação de novas, mais baratas e mais rápidas formas de comunicação e transporte, proporcionaram grandes transformações a nível económico, social e cultural.